quinta-feira, novembro 06, 2008

Morre Michael Crichton, criador de "Jurassic Park"

05/11/2008

por Vitor Drumond - do Cinema em Cena

O cinema perdeu uma de suas maiores fontes de inspiração. Michael Crichton, um dos escritores mais adaptados de Hollywood, morreu dia 04 de novembro, aos 66 anos.

Segundo seu site oficial, o autor faleceu depois de uma "corajosa e privada batalha contra o câncer".

Seu primeiro livro que teve uma versão para a tela grande foi O Enigma de Andrômeda,ficção-científica sobre um grupo de cientistas que investiga um vírus alienígena antes que ele se espalhe sobre a Terra. Formado em medicina, Chrichton escreveu a obra quando ainda cursava a faculdade. Sua preferência por contos que envolviam temas científicos atraíram os grandes produtores de Hollywood. Jurassic Park, provavelmente o mais famoso filme adaptado de um romance seu, tinha como base o retorno dos dinossauros através de combinações de DNA. Linha do Tempo, Twister, Sol Nascente e Assédio Sexualsão outros quatro entre tantos livros do autor levados ao cinema.

Crichton se tornou uma importante figura no mundo do entretenimento. Dirigiu e roteirizou alguns filmes, entre elesO Primeiro Grande Assalto de Trem, aventura estrelada por Sean Connery e baseada em uma obra homônima do autor, e Westworld - Onde Ninguém Tem Alma, uma mistura de ficção-científica e western, com roteiro original de Crichton. Seu último filme como diretor foi O 13º Guerreiro, com Antonio Banderas. Como roteirista, ainda escreveu o piloto de uma das séries mais longevas da atualidade, E.R. Em uma infeliz coincidência, este será o ano da 15ª e última temporada do drama médico.

Em uma declaração, a família do autor ressaltou a sua importância e a falta que ele irá fazer. "Através de seus livros, Michael Crichton serviu de inspiração para estudantes de todas as idades, desafiou cientistas em vários campos e iluminou os mistérios do mundo de um jeito que poderíamos entender perfeitamente. Sua falta será sentida por todas aquelas vidas que tocou, mas ele será lembrado por sua sede de conhecimento, seu desejo de compreensão e sua inteligência em prol de um mundo melhor".

Nenhum comentário: